"Junto da Família"
servir e apoiar a Família em tempo de COVID19
O que é?
É um serviço que a Fundação Famílias comVida (FcV) disponibiliza a todas as famílias da Diocese de Lisboa, e que foi pensado especialmente para este tempo. É aberto a qualquer família mesmo que seja para uma só pessoa.
Disponibiliza uma rede de pontos de apoio que funciona por telefone e online, à qual pode recorrer qualquer família. É um serviço do Patriarcado de Lisboa disponibilizado pela Fundação FcV a partir das paróquias e vigararias, em conjunto com a Pastoral da Família de Lisboa, a Cáritas Diocesana de Lisboa e com o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa.
É para quem?
Para qualquer família que precise e que queira usar os nossos serviços. Somos guiados pelos valores cristãos e servimos qualquer pessoa ou família, independentemente da sua religião, estado civil, educaçao, situação económica e social e de onde se encontra.
Como funciona?
Cada ponto de apoio tem um Orientador Famílias comVida que é um profissional formado e apto a falar com qualquer pessoa que precise. O Orientador escuta e conversa com a pessoa sobre a sua situação ou a de algum membro da sua família e procuram em conjunto encontrar o apoio necessário. O Orientador está habilitado para dar orientações sobre como aceder a vários serviços ou, caso seja mais adequado, o próprio Orientador poderá tratar de conseguir esse serviço para a família.
Quanto custa este serviço do Orientador Famílias comVida?
Não tem custos. O serviço é gratuito. É um serviço oferecido pela Fundação Famílias comVida, que faz parte da Igreja da Diocese de Lisboa.
E se eu recorrer a algum serviço que o Orientador indicar?
O Famílias comVida funciona com uma rede de serviços prestados por outras entidades. Os serviços, para a vida prática do dia a dia, que indicamos podem ser gratuitos ou não, dependendo do prestador, embora a maior parte sejam gratuitos que indicamos para a vida prática do dia a dia podem ter um custo que depende do prestador, embora em muitos casos sejam gratuitos..
Os atendimentos, via telefone, dos psicólogos, terapeutas, orientadores parentais, juristas, mediadores, e outros profissionais de saúde e de bem estar físico, psicológico ou mental, não têm custos para as famílias.
Estes profissionais fazem parte da rede de profissionais formada pelo Famílias comVida, e são também profissionais independentes ou ligados a outras entidades.
A assistência espiritual e religiosa é gratuita, como sempre, e é assegurada por Sacerdotes da Diocese de Lisboa.
O que posso precisar e que o vosso serviço me ajuda a encontrar?
- Pode precisar de informação sobre como conseguir comprar/adquirir os bens essenciais para a sobrevivência e bem estar físico: alimentos, remédios, produtos de higiene, produtos e serviços de tecnologia, papel de impressora, etc.
- Pode precisar simplesmente de conversar com alguém que esteja disponível para ouvir, mantendo o sigilo e a privacidade.
- Pode precisar de companhia para algum dos membros da sua família, por exemplo, uma pessoa mais velha ou dependente que esteja na sua casa sózinha.
- Pode precisar de orientação, dada por uma pessoa qualificada para o fazer, para resolver algum problema ou superar algum desafio que tenha surgido na sua vida ou na da sua família.
- Pode precisar de um apoio mais especializado na área da orientação parental, da psicologia, da assistência social, advogado, mediador familiar, assistência espiritual, serviço pastoral ou religioso.
- Pode precisar de aconselhamento para um cuidador de algum membro da sua família numa outra área técnica como a fisoterapia, nutrição e regime alimentar, orientação para ajudar nos estudos do filhos, etc.
- Pode precisar de dicas e ideias para manter os filhos (crianças e jovens) dentro de casa com alegria e motivação.
- Pode precisar de algum serviço que não esteja aqui, porque ainda não sabemos que poderá ser necessário, mas que faremos todos os esforços para o procurar para si e para a sua família
Como posso pedir este serviço?
Para pedir o serviço de um Orientador Famílias comVida basta:
Ou ligar para: 914 251 516 (esta linha funciona das 12:00 às 18:00)
Ou enviar email para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Ou enviar o pedido de contacto através do site www.familiascomvida.pt
O número de telefone para pedir um Orientador Famílias comVida funciona no horário da tarde e nos dias úteis.
Caso queira entrar em contacto connosco em outro horário, envie-nos um email que responderemos dentro das 24 horas seguintes.
Como é o processo?
Feito o pedido, por telefone ou por mail, será contactado por um Orientador Famílias comVida dentro de 24 horas, o qual se identificará devidamente.
O Orientador vai falar consigo para perceber que serviço precisa para si ou para alguém da sua família. Depois de identificada uma solução em conjunto o Orientador dá-lhe as indicações de como aceder ao serviço, ou, ele próprio, desde que combinado, contacta a organização ou o profissional da área e “leva-o” até si ou à pessoa que precisa dele.
Este serviço do Orientador Famílias comVida é um serviço personalizado e próximo, feito à medida das necessidades de cada família por isso é indispensável que tudo seja combinado com a pessoa da família que precisa de algum apoio.
A forma como contactamos também é combinada com cada família. Assim mantemos o sigilo e a privacidade ao máximo e de acordo à vontade de cada pessoa e família.
Que dados preciso de dar?
Como identificação da família é necessário apenas um nome a indicação de que a família quer manter o anonimato, se for o caso, um número de telefone ou email para contactar e a localidade de residência (para indicação dos serviços de proximidade
Como sei que é o Orientador do Famílias comVida que me está a telefonar?
À pessoa da Família que contactou a pedir o Orientador, é entregue o nome do Orientador e as indicações (referência chave) com a qual ele se vai apresentar quando telefonar. A família fica sempre com o mesmo Orientador, o que facilita a comunicação e o apoio. (a não ser, claro, que prefira mudar).