frase1

Famílias comVida

Centro Diocesano de Acolhimento, Orientação e Acompanhamento às famílias

Como resposta aos múltiplos desafios que enfrentam as famílias de hoje, a Igreja da Diocese de Lisboa, através de uma parceria entre a Pastoral da Família e a Cáritas Diocesana de Lisboa, apresentou no dia 5 de Setembro de 2016, pelas 19h, em Carnide o Projeto Famílias comVida, com a bênção pelo Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente.

O Famílias comVida tem como missão contribuir para a construção, estabilidade e valorização da família como núcleo fundamental da sociedade humana, orientada pelos valores cristãos, através de uma atenção integral que lhes permita fazer o seu caminho e viver os desafios que a própria vida de família lhes coloca nas diversas situações e fases e em todas as suas dimensões.

Pretende criar uma rede de pontos e centros que ofereçam a todas as famílias, de forma próxima e direta, um espaço e um serviço de acolhimento (físicos e digitais), orientação, acompanhamento e encaminhamento no âmbito das questões da família, segundo os critérios cristãos de construção e cuidado da família e da sociedade.

Atua através de uma estratégia conjunta de intervenção, integrando instituições, associações, movimentos e voluntários, contribuindo para a realização da missão da Pastoral Social e da Pastoral da Família da Igreja na Diocese de Lisboa.

Numa primeira fase o Famílias comVida promoveu a formação de Orientadores Famílias comVida, realizou um inquérito às famílias e aos agentes da Pastoral da Família, estando a desenvolver uma plataforma e a construir uma base de dados de recursos e parceiros.

Em Abril de 2018 12 Orientadores Famílias comVida terminaram a sua formação inicial, e estão na fase de instalação, em estreita colaboração com o seu Pároco, dos Pontos de Acolhimento Famílias comVida nas Paróquias ou Vigarias que já integraram no ano de 2017/2018 o projeto.

A abertura oficial do serviço Famílias comVida às famílias das paróquias e vigararias que integraram o projeto, aconteceu dia 8 de Novembro de 2018, com a celebração da Santa Eucaristia às 19horas, na Igreja da Paróquia do Parque das Nações. A celebração foi presidida por D. Joaquim Mendes em representação do Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa. Convidamos todos a participarem.